Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Poder da Oração

     Estamos vivendo num período onde o prazer de se falar com Deus em oração tem sido substituído pelo imediatismo, seja ele promovido pela "Confissão Positiva" ou não, mas, algumas pessoas têm falado sobre a importância da oração para vida daqueles que confiam em Deus.

     A chamada "Confissão Positiva", também entendida como a "Teologia da Prosperidade" vem ao longo dos anos, segundo o pesquisador Paulo Romeiro, trazendo muitos resultados desastrosos à igreja de Cristo. Contudo, a Bíblia, Palavra Inerrante, Viva e Eficaz de Deus para as nossas vidas nos afirma que "a oração dos justos pode muito em seus efeitos".
     Quando lemos este texto na Bíblia e até mesmo o usamos no nosso dia a dia, devemos ao menos fazer algumas perguntas ao próprio texto na intenção de entendê-lo ainda melhor na sua aplicação,  seja em nossa vida ou na de outros:

1) O que é oração?
2) Quem são os justos?
3) O que significa o "pode muito em seus efeitos", comparado a Soberania de Deus?

     Em primeiro lugar o significado da "oração" vai muito além de "falar com Deus", ou seja, não são simplesmente palavras que dirigimos a Deus; dizendo vir de dentro dos nossos corações, mas, a "oração" é uma via de mão-dupla onde eu falo e Ele também fala. "Oração" nunca deve ser uma técnica de se "falar com Deus", por exemplo, com os nossos amados e queridos irmãos que chegam a fazer "entonação de voz", "usam palavras difíceis"  e formais como se Deus fosse um Juíz ou um poliglóta etc.

     "Oração" é a linguagem do relacionamento com Deus.   

     Em segundo lugar, quem são os "justos" descritos neste texto que usamos cotidianamente? Os "justos" não são àqueles que, pelo que fazem recebem de Deus, por mérito, algo de bom como resultado de seus esforços. Os "justos" são àqueles que por pura Graça e Misericórida daquEle que o amou primeiro resolveu abonar sua dívida de pecado com o  inimigo. Ser "justo" diante dos homens é ser filho de Deus, lavado pelo sangue de Cristo e regenerado de todos os pecados. Mesmo que vivendo num mundo de pecado, ser "justo" é não viver preso às consequências passadas dos pecados como se o sangue de Cristo não fosse fuficientemente necessário para apagar a nossa dívida.  Cristo no calvário disse: Teltelestai (Gr.), ou seja, você está livre do todas as condenaçõs. Não há mais condenação. Este era o termo em grego usado para a absover os condenados.
     Por último, devemos entender que nossas orações, no quesito de "pode muito em seus efeitos" em nada anula a SOBERANIA de Deus que é existente bem antes do mundo ser mundo. Deus não precisa de nosso contato com Ele para autorizar ou não as realizações dos nossos pedidos. Mas, contudo, a realização desses "muitos efeitos" pode ser entendida com a multiforme Graça de Deus na realização de seu Plano Eterno em nosso tempo "kronos". Ou seja, nossa oração, que é gerada pelo Espírito Santo, é algo que o próprio Deus nos conduz a reconhecer de que sua SOBERANIA é presente em nossas vidas em tudo.
    
     "O Poder da Oração" não tem a capacidade que segundo os líderes e seguidores da "Confissão Positiva" afirmam de revogar a vontade de Deus para as nossas vidas quando esta não traz o resultado que esperamos. Eles se enganam veementemente quando crêem que Deus é nosso servo e não ao contrário. A verdade é que, Deus, sendo o Criador de todas as coisas e até mesmo por sua SOBERANIA conhecer os nossos mais profundos desejos do coração Ele quer tenhamos intimidade com Ele.
     O maior "efeito do poder da oração dos justos" é quando eles reconhecem que foram "justificados" e têem como o entendimento verdadeiro de que a "linguagem do relacionamento com Deus é a oração".  

    Estou ciente de que estas palavras citadas acima podem não surtir efeito nenhum sobre a tua vida, pelo menos agora, ou até pode, mas, minha real intenção é que Deus plante em seu coração o senso de privilégio que é o de pertencer a Ele. Deste modo, estaremos, você e eu, dispostos a encarar esta vida dura e cruel, materialista, fundamentalista ou socialista, insana, patológica, imetiatista e tudo de ruim que esta era moderna pode nos trazer. Mesmo assim, estaremos dispostos a viver como luz neste nundo e sal desta terra. Viveremos para a glória de Deus, independente de suas realizações em nossas vidas de acordo com os nosso desejos pessoais ou não.

A ORAÇÃO NÃO PODE MUDAR OS PLANOS DE DEUS, POIS ELES SÃO DE SUA ETERNA SOBERANIA, MESMO QUE NÃO NOS AGRADE NESTA VIDA!!!

     Não quero com estas afirmações isentar-nos das nossas responssabilidades diante de Deus, mas, sim, nos submeter diretamente a Ele, somente a Ele, em cada momento de nossas vidas rendendo-lhe toda a honra, glória e louvor para todo o sempre. Amém.

     Deus abençoe!

2 comentários:

  1. Demais este texto, Deyvid!! Interessante a maneira como Deus age e nos responde. Há alguns dias, antes de ler esta mensagem, pensava na situação que se encontra um grande amigo. Orava por ele e ao mesmo tempo questionava com o Senhor algo como: "A ORAÇÃO PODE MUDAR OS PLANOS DE DEUS?". A resposta veio de um jeito muito bacana... a mensagem de um outro amigo: você! E a parte que realmente me tocou muito foi que "...devemos entender que nossas orações, no quesito de "pode muito em seus efeitos" em nada anula a SOBERANIA de Deus que é existente bem antes do mundo ser mundo." Com certeza Deus está no controle de tudo.
    Que Deus continue te abençoando!! Tiane

    ResponderExcluir
  2. Tiane, louvado seja Deus pelo resultado deste post produzido em sua vida quanto ao seu descanço e segurança nEle. Obrigado por fazer parte da minha vida, pois sua amizade que é mais "valiosa do que ouro refinado". Você é sempre bem vinda por aqui! Deus abençoe!

    ResponderExcluir