Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Zona de Conforto

      Há poucos anos, ouvi um eloqüente pregador no aniversário Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Porto da Madama, dizendo: “Estamos vivendo na época das justificativas.”. Ele era de São Paulo, seu nome era Davi. Era num culto de abertura numa quinta-feira.
     Sei que para nós cidadãos latino-americanos, não é fácil ir aos nossos cultos nos dias de semana; assumir alguns compromissos com a igreja local... É muita correria. Muita agitação devido ao ativismo social etc. Mas o que ele disse esta reverberando até hoje dentro de mim. Foi simples e objetivo.
     Recentemente, num bate-papo com uma amiga, falávamos sobre o perigo que enfrentamos na “Zona de Conforto”.
“Zona de Conforto”, que palavrinha bonitinha aos ouvidos, não é?! Inofensiva, delicada, “confortante” (Ironia)! Seja no âmbito familiar, profissional, ministerial... todos nós enfrentamos os risco de cairmos na “Zona de Conforto”.
     Gostaria de definir “Zona de Conforto” não como uma necessidade de se “isolar” para refletir um pouco na vida sobre casamento, profissão, amigos, ter lazer etc., mas sim, como um estágio mental onde a razão e a emoção estão de mãos dada à um grande risco de vida. (Obs. a foto!)
"Sabemos que em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito, para trazer à existência o que é bom". (Romanos 8.28 (Em nota de roda pé na NVI))
            Esse texto nos encoraja a enfrentarmos o comodismo, isolamento e os medos na vida com bastante convicção de que Deus está do nosso lado para nos ajudar. Sendo assim, de fato é verdade, que, sair da “Zona de Conforto” não é nada fácil, porém, é EXTREMAMENTE necessário.
             Contudo, um dos maiores alicerces que mantém nossa “Zona de Conforto” ativa, é o medo. Oh, palavrinha pequenina, mas de impacto IMENSO! Como sofremos com o Medo. Medo de errar; de se arriscar em boas atividades à vida; de ser feliz (Acredite!); de ouvir um NÃO!; de magoar os outros, por isso nos calamos; do que os outros vão pensar ou falar etc. Brennan Manning diz em seu livro, O Evangelho Maltrapilho, “Quando as perguntas passam a guiar nossa vida, estamos refinanciando nossa hipotéca na casa do MEDO. p. 148”.
             Portanto, saia dos trilhos de onde a Razão e Emoção estão comprometidas com o senso comum. Pois o “trêm” da vida pode chegar e arrastar tudo do que te resta para viver intensamente, seja em forma de uma conseqüência drástica que poderia ser evitada, ou não. 
             Cristo conquistou por você “a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” Rm. 8:21. Viva esta liberdade, saia dos “trilhos”! Como diz uma amiga: “A vida é uma constante busca pelo MELHOR, sem zona de conforto!”. Faça de 2010 um lembrete para avançar na vida!

Deus abençoe! 

Um comentário:

  1. Meu amigo! Estavas inspirado (como sempre) nestes dois mais recentes textos hein!!!! Muito bons. que Deus te abençoe muito.
    Bjs

    ResponderExcluir