Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Rotina, a nossa amiga diária

      É impressionante como relacionamos as palavras em nosso dia a dia às nossas experiências por assim dizer, e, nem sempre nos preocupamos com suas implicações e conseqüências sobre nossas as vidas e as daqueles que estão em nossa volta. As palavras, independente de qualquer inclinação “espirituosa” que muitas pessoas dão, são vivas, pois fazem parte de um conceito, contexto e objeto.  Então eu gostaria de refletir sobre isso com a palavra “rotina”. Constantemente ouço e também já relacionei a palavra “rotina” conceitualizada, contextualizada e objetivamente ligada a coisas negativas, desgastantes, irrelevantes etc. Sempre cai num reclamado sentido de justificativa quando a vida não vai bem e coisas do gênero.
     Contudo, precisamos entender que a “rotina” é como uma amiga de verdade quer nos agrade ou não, ela sempre está presente, e ela não é feita ou realizada por si mesma. A grande questão é que precisamos nos programar; fazer planejamentos, saber construir um sonho para também saber torná-lo realizável. Chega de acharmos a vida chata, vazia de sentido, exaustiva, irrelevante, monótona...
     A “rotina” é como uma pessoa que precisa se alimentar para viver. Mesmo com o seu significado semântico seja um repetição dos mesmos atos ou hábitos.   (Ex. Estou cansado (a) desta rotina diária!). Sendo assim, mesmo com essa semântica, vamos tentar inverter isso com uma perguntinha bem básica?! Você se cansa de realizar aquilo que te dar maior satisfação? Você se cansa de fazer aquela sua tarefa predileta, mesmo que todos os dias? Se sim, o que seria então um “hobby”?  Pra finalizar... é bem verdade que o sábio Salomão dizia que tudo na vida é enfado, mas, ao interpretarmos a “rotina” numa ordem diferente, ou seja, ao invés das coisas ditarem o que fazermos nós deveríamos ditar as coisas para que haja ordem e sentido na vida. Sendo assim, nossa “rotina” quando programada, se tora uma grande amiga. Como todo um bom planejamento haveria de ter um objetivo a ser alcançado. Daí existiria mais satisfação de se viver a vida do que comprar justificativas pra dar aos problemas que temos medo de enfrentar. Sem “rotina” sem vida!                    Deus abençoe tua vida e tenha uma “rotina” feliz no seu trabalho, em casa, na igreja...!                        Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário